# Parceiragem , Fechamento =)

domingo, 9 de outubro de 2011

~ Incluindo como?

Eu, todos os dias faço um esforço enorme para entender a "educação inclusiva" quanto filosofia e quanto aplicação . Chego a pensar que :ou eu preciso voltar ao início e aprender tudo denovo ou o "sistema" é incoerente e louco. Não vejo problema em retornar, ainda mais se for para aprender , mas acontece que hoje no Brasil pensa-se que educação inclusiva é educar cada um de acordo com sua deficiência quando na realidade incluir significa criar possibilidades para que todos, num mesmo ambiente e a partir do mesmo ensino possam trocar informações e desenvolverem-se de acordo com seus processos respeitando as dificuldades de cada um . Sim , pode ser que eu esteja errada e se houver alguém que entenda sobre educação inclusiva eu vou adorar trocar informações . Não nos enganemos Filosofia é filosofia , trabalho e prática são outros quinhentos e falando em números, rolam muitos zeros à direita para que essa suposta inclusão aconteça .



A Educação Inclusiva atenta a diversidade inerente à espécie humana, busca perceber e atender as necessidades educativas especiais de todos os sujeitos-alunos, em salas de aulas comuns, em um sistema regular de ensino, de forma a promover aaprendizagem e o desenvolvimento pessoal de todos. Prática pedagógica coletiva, multifacetada, dinâmica e flexível requer mudanças significativas na estrutura e no funcionamento das escolas, na formação humana dos professores e nas relações família-escola. Com força transformadora, a educação inclusiva aponta para uma sociedade inclusiva.

O ensino inclusivo não deve ser confundido com educação especial embora o contemple. No Brasil, a Política Nacional de Educação Especial, na Perspectiva da Educação Inclusiva, assegura acesso ao ensino regular a alunos com deficiência (mental, física, surdos e cegos), com transtornos globais do desenvolvimento e a alunos com altas habilidades/superdotação, desde a educação infantil até à educação superior. Nesse país, o ensino especial foi, na sua origem, um sistema separado de educação das crianças com deficiência, fora do ensino regular, baseado na crença de que as necessidades das crianças com deficiência não podem ser supridas nas escolas regulares. Na perspectiva da Educação Inclusiva, outras racionalidades estão surgindo sobre a aprendizagem. Fazendo uso da concepção Vygostskyana principalmente, entende que a participação inclusiva dos alunos facilita o aprendizado para todos. Este entendimento está baseado no conceito da Zona de Desenvolvimento Proximal, ou seja, zona de conhecimento a ser conquistada, por meio da mediação do outro, seja este o professor ou os próprios colegas .



Fiquemos Ligados !!!


.

Postagem Populares *_*